O Programa Diocesano de Gestão de Resíduos (PDGR) é idealizado pelo Ms. Prof. Geovane Sousa, Geógrafo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), autor dos livros – Conhecendo Romaria: sua origem, sua gente, suas tradições e Meio Ambiente: colorindo, aprendendo e preservando, Secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar e paroquiano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Ao apresentar o PDGR, o geólogo destaca que questões ambientais se tornaram temas de intensa discussão nos últimos anos e que não indiferente a essa realidade, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também se preocupa com a situação, implantando temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente nas Campanhas da Fraternidade (CF), desde 1979.
Dentre os principais objetivos do Programa, Prof. Geovane destaca a necessidade de assegurar a aplicação dos temas afins da CF, de modo especial a deste ano: “Fraternidade e Biomas Brasileiros” e também a de 2016 : “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, no cotidiano das Paróquias e respectivas Comunidades. A ideia é garantir o descarte correto de resíduos que são utilizados em eventos como almoços, jantares dançantes, festivais, dentre outros, minimizando os impactos sobre o meio ambiente.
Para que o PDRG seja aplicado, é necessário passar por duas etapas. A primeira é a preparação de uma equipe que será responsável pela destinação correta dos resíduos e também pelo material visual. Na segunda, a preparação é consolidada na aplicação do evento, encerrando com o encaminhamento correto dos resíduos. Na prática, copos, talheres de plástico, pratos descartáveis, guardanapos, latas de alumínio, recipientes de isopor, garrafas pet e etc, são descartados separadamente em sacos, caixas, baldes ou cestos de lixo.
O material visual colabora para nomear os recipientes destinados ao descarte e também com a conscientização de todos que participam dos eventos com cartazes. Veja as fotos de alguns eventos que adotaram o programa:
Após o término dos eventos, os resíduos que foram separados podem ser destinados à cooperativas ou empresas que trabalham com reciclagem e também a um dos 12 Ecopontos da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), que são locais que funcionam para a entrega voluntária de resíduos. Para mais informações sobre os Ecopontos, clique aqui.
Dentre os eventos que já foram atendidos pelo Programa, o último foi a Galinhada de São José, realizado no dia 19 de março pela Comunidade São José, pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Caminho. O Prof. Geovane Sousa, se colocou à disposição dos agentes de pastoral que desejam implantar a iniciativa em seus eventos. O telefone para contato é o (34) 9 9966-7989.
O Centro de Comunicação Diocesano (CCD) parabeniza o Prof. Geovane de Sousa pela iniciativa e deseja que outras Paróquias possam aderir ao Programa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.