A equipe de Coordenação Diocesana de Catequese promoveu no último sábado (06) uma Formação para Coordenadores de Catequese paroquiais e comunitários. O momento ocorreu nas cidades de Araguari e de Uberlândia. Sandra Carrijo, correspondente especial do ELODAFE, relatou como foi o encontro em Uberlândia, sediado pelo Santuário Diocesano, das 13h30 às 17h.
O encontro teve início com a partição do casal coordenador diocesano, Eleusa e Sérgio, que conduziram a oração inicial. Pe. Thiago Faccini foi responsável por assessorar o encontro.
Pe. Faccini é mestre em Teologia e Especialista em Liturgia Ciência e Cultura, especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra. Pedagogo e autor da coleção de manuais de catequese “O Caminho” e do livro “As Celebrações do RICA: conhecer para bem Celebrar”, publicados pela editora Vozes. É também Assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
Pe. Thiago trabalhou o tema: “Iniciação Cristã”. Fez uma caminhada histórica da Igreja, contextualizando todos os catequistas como era a iniciação cristã nos primeiros séculos. Mostrou e comparou como era a catequese nos dois milênios de existência. Apresentou uma proposta didática para a catequese infantil, jovens e adultos, com inspiração catecumenal. Pe. Faccini enfatizou ainda a importância de mudar o formato da catequese atual, que é estilo “sala de aula”, pois este modo nada contribui para uma autêntica formação cristã. A sugestão do pedagogo é organizar as salas de catequese de acordo com o tempo litúrgico e sua proposta é que se inicie a catequese também de acordo com o calendário litúrgico da Igreja.
Segundo o padre “o objetivo da catequese não é viver em função de conduzir os cristãos para o sacramento, mas sim, iniciar e formar verdadeiros discípulos missionários de Jesus”. Ao encerrar, Pe. Wlademyr Souza agradeceu a presença de Pe. Thiago Faccini e propôs ao grupo de catequistas que tenham, em uma breve oportunidade, outro encontro para dar continuidade e aprofundamento ao tema trabalhado. Diácono Fábio Mendes, Assessor Eclesiástico da Catequese Diocesana, agradeceu a presença de todos os participantes. O encontro foi concluído com um lanche de confraternização.
Por, Sandra Ferreira Carrijo da Silva
Correspondente Especial do ELODAFE