A Paróquia São Sebastião, situada à Praça Senador Camilo Chaves, nº20, no Bairro Tibery, em Uberlândia, realizou no ultimo sábado (12) uma tarde de espiritualidade para todos os agentes da Paróquia sob o Tema: “Deus é rico em misericórdia” (Ef 2,4).
A Paróquia realiza tradicionalmente na Quaresma um Retiro Espiritual para as suas três comunidades: matriz São Sebastião, Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora e Comunidade São Jerônimo. Neste ano, o tema do retiro foi sobre a Misericórdia de Deus, em consonância com o Ano Jubilar da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.
Entre refrões meditativos, salmos e cantos, invocando o Espírito Santo, Frei Fabrício Ferreira conduziu os momentos de oração e reflexão, iniciando com os textos bíblicos da Ovelha Perdida (Lc 15, 4-7) e da Moeda Perdida (Lc 15, 8-10), mostrando que “tudo que estava perdido, quando for encontrado, deve ser bem recebido na comunidade, com muita alegria e festa”.
Frei Paulo, meditou sobre o Ano Santo da Misericórdia, como um estilo de vida, chamando a “quebrar o espiral da violência com gestos concretos”. Refletindo a Misericórdia Divina no AT e NT (Antigo e Novo Testamento), no Evangelho da Mulher Pecadora (Jo 8,1-11), mostrou que o perdão gera alegria. A seguir, foi realizada a leitura Orante do Evangelho do Pai Misericordioso (Lc 15, 11-32) em quatro ambientes propícios para este momento.
Refletindo sobre como ser misericordioso, Frei Fabrício Ferreira destacou alguns gestos concretos: simplicidade, ternura, acolhimento, aproximação e compaixão.
A Tarde de Espiritualidade foi encerrada com a apresentação das 14 Obras de Misericórdia (confira quais são as obras de misericórdia, clicando aqui), que também estão sendo trabalhadas pelas pastorais e movimentos da Paróquia no último final de semana de cada mês.
Em nome dos agentes de Pastoral, Fabiana Brito destacou o trabalho dos frades capuchinhos: "Agradecemos a Deus e aos frades capuchinhos este momento tão rico de reflexão na nossa caminhada rumo à Celebração da Páscoa do Senhor, rogando que sejamos 'misericordiosos como o Pai!'”