Quantcast
Channel: Portal ELODAFE – Diocese de Uberlândia/MG
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1149

Diocese lança campanha contra focos do mosquito aedes aegypti

$
0
0

1221757

A Diocese de Uberlândia quer conversar com você que tem Fé!

[caption id="attachment_6833" align="aligncenter" width="250"]Brasão da Diocese Brasão da Diocese[/caption]

Sobre o quê?

A Campanha da Fraternidade deste ano teve como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”. O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”.

Por quê? O cuidado com o lugar onde se vive é uma questão de consciência, de educação e de fé:

Somente um coração profundamente ancorado em Deus é capaz de não viver unicamente para si mesmo. Não basta usar repelente e se esquecer do outro. Sem o combate sistemático aos focos do mosquito aedes aegypti, as doenças não terão fim. É preciso impedir que o mosquito sobreviva; que ele nasça.

1221757

Como? Sendo menos egoísta

Na sua última visita apostólica, ao México, de 12 a 18 de fevereiro, o papa Francisco foi puxado por um jovem enquanto dava bênçãos a cadeirantes. Profundamente irritado, o papa disse ao jovem: “não seja egoísta”.

Um coração egoísta quer tudo para si e não se lembra do outro. Alguém que vive egoisticamente não se preocupa se em seu terreno, quintal ou jardim, há objetos que se tornam criadouros do mosquito aedes aegypti, tais como: pneus, garrafas, vasos de plantas, e outros. É preciso construir juntos uma sociedade de comunhão e de participação, onde todos se sintam responsáveis pelo bem comum.

12932799_858078977636620_5386436963381006344_n

Onde estão os focos do Mosquito da Dengue, da Chikungunya e da Zika?

Em sua casa. Segundo dados do Ministério da Saúde, 97% dos focos estão nas residências. Apenas 3% estão nos terrenos baldios.

Principais Sintomas

Dengue: febre alta, fadiga, mal-estar, perda de apetite ou suor e dores nos músculos e nas articulações, abdômen, atrás dos olhos, costas ou ossos. Nos casos mais graves, também há sangramentos intensos e estado de choque, que podem ser fatais.

Chikungunya: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Zika: Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Gesto Concreto

Uma semana tem 1080 minutos. O cuidado com a “casa comum”, portanto, com o nosso planeta e com as vidas humanas que há nele, requer de você apenas 10 MINUTOS.

Deus continua a nos perguntar: “onde está o teu irmão?” (Gn 4,9). Qual será a sua resposta? Você não pode simplesmente dizer: está com Dengue, Chikungunya ou com Zika.

Reserve 10 minutos de sua semana para cuidar da vida. Extermine os focos do mosquito de sua casa.

12920465_858079050969946_3714477826642306667_n

A Fé na extinção dos focos do mosquito aedes aegypti não pode mais esperar.

Dados: Fonte: http://combateaedes.saude.gov.br/


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1149