A Diocese de Uberlândia, nesse último final de semana, 20 e 21, vivenciou um momento forte de graça, espiritualidade e reencontros na casa da Mãe, a participação dos romeiros foi significativa, assim organizada, nos 21 ônibus:
XVII Romaria Paróquia São Judas Tadeu = 13 ônibus
Santuário N. Sra. Aparecida = 3 ônibus
Paróquia Santa Edwiges = 2 ônibus
Paróquia Bom Jesus = 01 ônibus
Paróquia Santo Antônio = 01 ônibus
Paróquia N. Sra. de Guadalupe = 01 ônibus
Acompanharam os 880 Romeiros:
Pe. Itamar de Almeida Machado – Reitor do Santuário Diocesano de N. Sra. Aparecida, Pe. Eduardo Cesar Rodrigues Calil – Vigário Paroquial Santuário Diocesano de N. Sra. Aparecida, Pe. Marco Aurélio Eurípedes da Silva – Vigário Paroquial Santuário Diocesano de N. Sra. Aparecida, Pe. Olimar Rodrigues – Pároco Paróquia São Judas Tadeu, Pe. Robson Barbosa de Oliveira – Pároco da Paróquia Bom Jesus, Pe. Valdemes Domingues da Silva – Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Francisco de Assis Santos – Pároco da Paróquia Santa Edwiges, Diácono Antônio Daud – Paróquia São Judas Tadeu, Diácono Miron de Oliveira Graton – Paróquia Santuário Diocesano de N. Sra. Aparecida.
Enquanto vivíamos a alegria de estarmos juntos em nossa romaria, acontecia também a 8ª Peregrinação e o 6º Simpósio Nacional da Família, com o tema “Família e Misericórdia: se encontram no coração da Mãe”; os eventos foram organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
O 6º Simpósio teve início às 8h, do sábado com a recepção e credenciamento dos peregrinos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado da Praça de Alimentação do Santuário Nacional.
No período da manhã, houve conferência sobre “O amor na Família – uma compreensão da situação de famílias feridas e fragilizadas e do acompanhamento pastoral”, ministrada pelo arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck.
Durante o Simpósio diferentes assuntos foram debatidos, com presença de especialistas, bispos, padres e agentes da Pastoral Familiar. Já à tarde, a programação contou com a reza do Santo Terço, testemunhos de casais e animação musical, com show. A procissão luminosa, marcou o encerramento do Simpósio e o início da Peregrinação da Família, com missa às 18h, na Basílica Nacional.
Foi muito bonito ver as romarias do Brasil, caravanas, movimento e associações e os agentes chegando para rezar juntos e pedir para nossa Mãezinha, Maria Santíssima, esse rosto da misericórdia que é Seu filho a todas as nossas famílias”, mais bonito ainda, nós de Uberlândia, unidos nesse propósito de juntos agradecermos tantas graças na vida de nossas famílias.
Para 2017, no dia 20 de maio, já está agendado nosso encontro, para juntos agradecermos pelos 300 anos do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, no ano de 1717.
Nós, da Pastoral Familiar, agradecemos a Deus essa rica oportunidade; vivenciar desde o Ano Santo de 2000 essa romaria tem sido motivação para continuarmos perseverantes cumprindo nossa missão de famílias evangelizadas, prontas para evangelizar outras famílias.
_________________
Por, Cláudio Rodrigues e Maria do Rosário Silva
Casal Coordenador Diocesano
Pastoral Familiar