No dia em que a Liturgia da Igreja celebra o primeiro apóstolo mártir, São Tiago, a Diocese de Uberlândia celebra o aniversário episcopal de Dom Paulo Francisco Machado.
Natural de Magé, no Estado do Rio de Janeiro, Dom Paulo teve sua ordenação episcopal realizada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora no dia 25 de julho de 2004. Sua nomeação para bispo auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora pelo papa João Paulo II tinha ocorrido no dia 12 de maio daquele ano. E em 02 de janeiro de 2008, o então papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Uberlândia, tornando-se, assim, o 4º bispo titular.
Em missa presidida na Catedral Santa Teresinha, na manhã desta segunda-feira, Dom Paulo Francisco agradeceu a oração e amizade dos leigos e do clero. Ressaltou que o seu ministério é vivido na confiança sobretudo da Graça de Deus e na oração de tantos homens e mulheres que intercedem por ele: “muitas pessoas me dizem que rezam por mim. São os joelhos do povo de Deus que me ajudam a caminhar”, afirmou.
A primeira leitura (2 Coríntios 4,7-15) do Rito da Palavra fazia referência aos “vasos de barro” nos quais estão inseridos a Graça de Deus: “o ser humano é frágil. Na antropologia judaica o corpo era feito de barro. Sendo assim, resta-nos somente acreditar na misericórdia de Deus e deixar-nos invadir por ela”. Dom Paulo lembrou ainda que seu ministério é, necessariamente serviço, e que, como tal, deve ser todo de Deus para ser todo dos homens: “assim como o apóstolo de hoje, o bispo é muitas vezes o primeiro a ser atingido pelos dardos do maligno. Todavia, como a mitra do bispo, sou chamado a refletir diante dos homens o amor e a misericórdia de Deus”, ressaltou em sua homilia.
Ao final da celebração agradeceu as palavras de felicitações do Cura da Catedral, Pe. Hudson Inácio, e fez referência ao dom da fé: “alguns recebem-na por meio dos estudos, de uma certa abertura pessoal. A minha fé foi ‘mamada’. Desde o colo da minha mãe recebi o néctar da fé e da sabedoria de confiar sempre em Deus. Rezem por mim”, concluiu.
O CCD – Centro de Comunicação Diocesano – fazendo coro aos votos de felicitação do povo santo de Deus enseja que Dom Paulo Francisco Machado, nosso bispo diocesano, experimente diariamente em sua vida e em seu ministério episcopal o socorro bondoso de Deus que a todos ampara e consola.
SÃO TIAGO APÓSTOLO
Tiago Maior nasceu doze anos antes de Cristo na Galiléia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as sagradas escrituras. Era, portanto, irmão de João Evangelista. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, além de figurar entre os prediletos de Jesus, juntamente com Pedro e André. È chamado de “maior” por causa do apóstolo homônimo, Tiago filho de Alfeu, conhecido como “menor”.
Nas várias passagens bíblicas, podemos perceber que Jesus possuía apóstolos escolhidos para testemunharem acontecimentos especiais na vida do Redentor. Um era Tiago, o Maior, que constatamos ao Seu lado na cura da sogra de Pedro, na ressurreição da filha de Jairo, na transfiguração do Senhor e na Sua agonia no Horto das Oliveiras.
Consta que, depois da ressurreição de Cristo, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a sul, fazendo sua evangelização, sendo por isto declarado seu padroeiro. Mais tarde voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas. Por causa de falso testemunho foi preso e acusado de levar o povo a ir contra as ordens do imperador. A pena para esse crime era a morte.
A sentença foi executada durante as festas pascais no ano 42. Assim, Tiago, o Maior, se tornou o primeiro dos apóstolos a derramar seu sangue pela fé em Jesus Cristo.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO No século VIII, a Espanha lutava contra a invasão dos bárbaros muçulmanos. Diz a história que pela intercessão de São Tiago os muçulmanos foram derrotados. No local da vitória espanhola o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro, dedicados à Santiago, com isto a cidade de Iria passou a se chamar Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela. Desde aquele tempo até hoje, o Santuário de Santiago de Compostela, é um dos mais procurados, pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem o trajeto à pé.
ORAÇÃO Ó Deus, que a vossa Igreja exulte sempre no constante louvor do Apóstolo São Tiago, Maior, para que, sustentada por sua doutrina e intercessão, seja fiel a seus ensinamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: A12