Quantcast
Channel: Portal ELODAFE – Diocese de Uberlândia/MG
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1149

Relíquia de São Francisco de Assis seguiu para Araguari

$
0
0

Preparando o Jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular – OFS, a Família Franciscana de Uberlândia, representada pelas três ordens fundadas por São Francisco de Assis, teve a alegria de receber a Imagem de São Francisco de Assis, presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento de osso, ofertado pela Cúria dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, Itália, e estão em peregrinação por todo o país.

A Primeira Ordem (masculina) é a dos Frades Menores: em Uberlândia temos os Frades Menores Capuchinhos (Paróquia São Sebastião – Tibery) e os Frades Menores (da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Martins). A Segunda Ordem (feminina) é a das Clarissas (presentes na nossa cidade no Mosteiro Monte Alverne no B. Planalto). Assim, homens e mulheres há 800 anos abandonam seu estado de vida de leigos e se tornam religiosos e religiosas. A antiga Terceira Ordem, hoje denominada Ordem Franciscana Secular, está presente em nossa cidade em duas Fraternidades: Fraternidade São Francisco de Assis (Martins) e a Fraternidade Santa Clara de Assis (Tibery). Também contamos com o braço jovem da Família: a JUFRA – Juventude Franciscana nas fraternidades: Dom Helder (Martins) e São Pio de Pietrelcina (Tibery).

A Relíquia e a Imagem de São Francisco chegaram a Uberlândia na segunda-feira, 22, no Convento dos Frades Capuchinhos, vindas de Uberaba com irmãs da OFS e frades. Durante sua permanência na cidade, até quinta-feira, 25, visitou vários enfermos em suas casas, bem como a Comunidade Terapêutica Stella Maris, momentos de grande emoção vividos. Também aconteceram celebrações todas as noites, no Convento dos Capuchinhos, Matriz da Paróquia São Sebastião, Capela do Mosteiro Monte Alverne e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, respectivamente, com a participação expressiva dos membros da Família Franciscana e dos muitos devotos de São Francisco de Assis.

De Uberlândia a Relíquia e a Imagem seguiram a peregrinação rumo a Araguari, para a Fraternidade Santo Antônio – OFS (Paróquia Nossa Senhora de Fátima).

Foram dias de grandes alegrias e muitas bênçãos, “sem perder de vista nosso ponto de partida” (lembrando nossa mãe Santa Clara). Agradecendo pelos irmãos que o Senhor nos dá, sigamos em frente, pois, como diria nosso Pai São Francisco, “Irmãos comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos.”

Que o Bom Deus Misericordioso seja sempre nossa Fonte e Meta e assim seremos também Misericordiosos como o Pai!

Origem da Ordem Franciscana Secular – OFS

Encantados pelo ideal e modo de viver de São Francisco, aconteceu que leigos casados se interessaram e quiseram participar desta família franciscana, como Luquésio e Buonadona, que são considerados os primeiros franciscanos seculares – o primeiro casal que Francisco aceitou na OFS daquele tempo. Sabendo que São Francisco, andava pelos campos ali próximo, muitos leigos, pediram a sua adesão à causa franciscana e entre eles estavam o casal (conhecidos como os Bem-Casados), Luquésio e Buonadonna, propondo Luquésio a São Francisco a entrada no convento e a entrada de Buonadonna para o convento de São Damião juntando-se a Santa Clara. De pronto Francisco contrariou estas ideias dizendo: “Vocês são casados e vão continuar a viver juntos, mas vou dar-lhes uma regra de vida para se tornarem perfeitos”. Francisco disse a eles: “Vocês vivem no mundo de frades penitentes, mas pertencem ao mundo” para fazer boas obras, jejuar e pregar a paz. São Francisco, sabiamente e, certamente, por iluminação divina, resolveu fundar uma Terceira Ordem, inicialmente denominada Ordem dos Penitentes, onde homens e mulheres, solteiros ou casados se comprometeriam a viver segundo o Santo Evangelho de Jesus Cristo, mas no mundo, no seu dia-a-dia, na sua família.

Assim nascia a Ordem Franciscana Secular – OFS, aprovada pelo Papa Honório III em 1221. A OFS não é um movimento, é uma Ordem reconhecida pela Igreja e possui forma de vida e Regra: “A Regra e a Vida dos Franciscanos Seculares é esta: observar o Evangelho de NSJC, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens” (Reg 4; 1Cel 18,115).

Segundo o Santo Papa João Paulo II a OFS é a mais antiga forma de organização de leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de JC e se dedicam ao apostolado no estado laical.

Só é verdadeiramente feliz quem faz o encontro verdadeiro com Jesus Cristo e na liberdade é capaz de abrir mão de todo o resto e escolher o que verdadeiramente tem valor, sendo fiéis a este compromisso assumido!

Nossa formação é permanente e a busca constante pelo servir melhor, ser irmão, louvar e bendizer ao Senhor por todas as suas criaturas.

_____________

Por, Fabiana Brito

Vice-Ministra
OFS – Fraternidade Santa Clara de Assis

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1149