Entronização e bênção fazem parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul
“Estou contente com a presença da imagem de Nossa Senhora aqui nos Jardins. Em 2013, havia prometido retornar, no próximo ano, a Aparecida. Não sei se será possível, mas pelo menos estou mais próximo dela aqui. Convido-lhes a rezar para que ela continue a proteger todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste. Que ela proteja os pobres, os descartados, os idosos abandonados, os meninos de rua. Que ela salve o seu povo, com a justiça social e o amor de seu Filho, Jesus Cristo”, disse o papa Francisco ao abençoar, na manhã deste sábado, 3, nos Jardins do Vaticano, o monumento em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Na ocasião, o papa Francisco recordou que a imagem foi encontrada por pobres trabalhadores e desejou que “hoje ela seja encontrada, de modo especial, por todos aqueles que precisam de trabalho, educação e por aqueles que estão privados da dignidade”.
Ao final, o papa convidou os presentes a rezar a Ave Maria e a cantar uma música dedicada à Nossa Senhora.
Entre os presentes, estavam o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis; e o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Murilo Krieger.
Obra
A escultura com a imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma obra do artista sacro Cláudio Pastro. A base da imagem é composta por uma canoa, que recorda o rio e os pescadores, e por uma rede vazada. A dimensão da escultura é de 3×3 metros.
A entronização da imagem nos Jardins do Vaticano fez parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul.