Nessa terça, 13, teve início na cidade do Rio de Janeiro o III Seminário de Comunicação promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com o tema “Deus vive na Cidade: A igreja em saída para comunica-lo”, o seminário será realizado até o dia 16 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido.
Pela terceira vez consecutiva, desde a primeira edição, o Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia e Diretor do Centro de Comunicação Diocesano – CCD -, Pe. Claudemar Silva, participa do evento. “É sempre um momento de formação, de interação e de convivência saudável com todos os assessores diocesanos, bem como uma oportunidade única de fazer o nosso network”, comentou o vigário do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.
O evento contará com três grandes conferencistas internacionais e nacionais: Monsenhor Dario Viganò – Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, diretor do Centro Televisivo do Vaticano (CTV) e Professor de Teologia da Comunicação na Lateranense; Padre Jose Maria La Porte – Decano da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Santa Croce, professor de fundamento da comunicação institucional e Doutrina da Igreja sobre Comunicação; e Maylla Miranda – Grupo CBYK e Google Brasil.
No seminário serão abordados os seguintes temas: a comunicação como elemento humanizador em um contexto urbano: elementos estratégicos para comunicar a fé; a comunicação da igreja em um contexto hostil: da comunicação de crise a comunicação ordinária; da ideia a comunicação: valores compartilhados e propostas especificas de fé; Igreja, comunicação e sociedade; da Bíblia a reescrita audiovisual; Secretaria para a Comunicação da Santa Sé: estrutura e desafios com os novos fraiming sobre o Papa Francisco e a Igreja; e a influência digital na vida cotidiana: desafios e oportunidades.
Durante a programação, na quinta-feira, está agendada uma visita aos estúdios da Central Globo de Produções – PROJAC – e na redação da Sala de Imprensa das Olimpíadas Rio-2016.