O Conselho Presbiteral da Diocese de Uberlândia se reuniu junto ao Conselho de Formadores e aprovou o diaconato de três candidatos. As autorizações foram concedidas ao Seminarista Fábio Mendes, que será ordenado ao Diaconato Provisório, e aos candidatos Horácio Nelson e José Carlos, que seguem na preparação para o Diaconato Permanente.
A Ordenação Diaconal do Sem. Fábio Mendes, que está na preparação para a Ordenação Presbiteral, será no dia 1º de outubro, às 09h, na Paróquia São Judas Tadeu, em Araguari. As Ordenações de Horário Nelson e José Carlos, ocorrerão no dia 15 de outubro, na Paróquia São Judas Tadeu de Uberlândia, às 10h.
Por virtude das aprovações, Dom Paulo Francisco escreveu cartas aos três candidatos. Confira-as na íntegra:
“Caro Fábio,
Paz!
Cumpre-me o alegre dever de comunicar-te que, após consultar o Conselho de Formadores e o Conselho Presbiteral, foste aprovado para a ordenação diaconal.
Lembra-te sempre do que ora te digo: serás revestido da dalmática. Esta não é a toga do magistrado, o manto do tribuno ou do rei, mas, o avental do servidor, a insígnia de especiais servidores do Evangelho. Tu a endossarás para o serviço do altar, recordando-te assim, de tua condição de servo, ministro da mesa de ação de graças e da mesa dos pobres, das pessoas mais vulneráveis da comunidade. O altar não pode se separar da mesa dos pobres.
Toma a tua estola. Tu a levarás do ombro esquerdo até a cintura do lado direito, como que a lembrar que tuas ações partem de um coração cheio do amor de Deus e, ao mesmo tempo, assim terás as mãos liberadas para o humilde e eficaz serviço.
Conte sempre com o respeito, a amizade e orações do clero, dos teus futuros irmãos presbíteros. Rogo ao Pai do Senhor Jesus, fonte de toda graça, muitas graças para teu ministério diaconal”.
“Caros Horácio Nelson e José Carlos,
Paz!
O Conselho de Ordens e Ministérios para o Diaconato Permanente, o Conselho Presbiteral de Uberlândia e eu mesmo aprovamos vosso nome para o serviço diaconal de nossa amada Igreja Particular.
Seja o altar que servirás o lugar de uma maior dedicação aos pobres. Seja o ambão o espaço de onde anunciarás as misericórdias de Deus, também este será a mesa para saciares os famintos do Pão da Esperança.
Rogo ao Pai Celeste as mais profícuas bênçãos para o teu ministério diaconal, para tua esposa, a quem sou imensamente grato, e para toda a tua família”.
O ELODAFE se alegra em anunciar esta boa nova e deseja aos candidatos que o Sacramento da Ordem os engradeça na fé e no caminho vocacional; que o serviço seja também fruto de grandes bênçãos às vossas Paróquias e respectivas comunidades. Deus os abençoe!